sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Papa alenta missionários a "fazerem resplandecer a Palavra da verdade"

VATICANO, 26 Jan. 12 

A Santa Sé apresentou hoje a mensagem do Papa Bento XVI para a próxima Jornada Missionária Mundial que se celebra no dia 21 de outubro sob o tema "Chamados a fazer resplandecer a Palavra da verdade". 

Este ano, a celebração coincide com o 50º aniversário do Decreto conciliar "Ad gentes" sobre a atividade missionária daIgreja e a mensagem aborda quatro elementos principais: A prioridade de evangelizar, a eclesiologia missionária, a fé e seu anúncio, e a caridade no anunciar.

A prioridade de evangelizar

O Santo Padre ressaltou que é preciso dar prioridade à evangelização e sublinhou que "todos os componentes do grande mosaico da Igreja devem sentir-se fortemente questionados pelo mandamento do Senhor de pregar o Evangelho, a fim que Cristo seja anunciado a todos".

Todos os católicos "devemos nos colocar sobre as pegadas do apóstolo Paulo, “prisioneiro de Cristo pelos pagãos” (Ef 3,1), que trabalhou, sofreu, lutou para disseminar o Evangelho em meio aos pagãos (cfr Ef 1,24-29), sem poupar energia, tempo e meios para fazer ser conhecida a Mensagem de Cristo.".

"Como São Pablo, devemos nos ocupar dos afastados, aqueles que não conhecem ainda a Cristo e não experimentaram a paternidade de Deus, no conhecimento de que a ‘cooperação missionária deve alcançar hoje em dia novas formas, incluindo não só a ajuda econômica, mas também a participação direta da evangelização".

Além disso, a Jornada Missionária Mundial coincide com a abertura do Ano da fé e o Sínodo dos Bispos sobre a nova evangelização, o qual "será uma ocasião perfeita para relançar a cooperação missionária, sobretudo nesta segunda dimensão".

Eclesiologia missionária

O Santo Padre animou também a reavivar a eclesiologia da missão e chegar a todos aqueles homens que ainda não conhecem a existência de Deus. " é dever a ela incumbida pelo Senhor Jesus, a fim que os homens possam crer e serem salvos. Sim, esta mensagem é necessária, é única, é insubstituível”, afirmou.

"Temos a necessidade portanto de tomar o mesmo impulso apostólico das primeiras comunidades cristãs, que pequenas e indefesas, foram capazes –com o anúncio e o testemunho-, de difundir o Evangelho em todo mundo que então se conhecia", recordou.

Fé e anúncio

O anúncio da fé é outro tema central no trabalho da missão, "é necessário renovar o entusiasmo de comunicar a fé para promover uma nova evangelização da comunidade e dos povos de antiga tradição cristã, os quais estão perdendo a referência de Deus, no campo de descobrir a alegria do acreditar", exortou.

"A fé é um dom que nos é dado para que seja dividido; é um talento recebido para poder dar frutos; é uma luz que não deve ser escondida, mas deve iluminar toda a casa; é o dom mais importante que nos foi dado para nossa existência e não podemos detê-lo para nós mesmos.".

O anúncio se faz caridade

O Santo Padre convidou a fazer ressonar com força o Evangelho por todos os continentes e comunicou a necessidade urgente de novos missionários no seio da Igreja, recordou que ser missionário "trata-se de uma expressão de profunda comunhão, partilha e caridade entre as Igrejas, para que cada homem possa escutar e escutar novamente o anúncio que cura e aproxima-os dos Sacramentos, fonte de verdadeira vida".

Finalmente, Bento XVI agradeceu a todos os missionários, porque são eles que levam a justiça aos mais pobres, assistência médica aos abandonados, reabilitação aos marginados, apoio e desenvolvimento aos povos necessitados, e respeito à vida em cada uma de suas fases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!