quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Qual é o segredo da oração?


 
A resposta é o coração, ou a alma segundo a Doutrina da Igreja e também a Cruz de Cristo.
 
Temos que rezar com o coração, com toda a alma. Pois quem não ora com o coração esta na hipocrisia ou em simulação quase sempre. Por isto nosso Senhor reprendia alguns do povo de Israel:
 
“Que bem profetizou Isaías sobre vocês, hipócritas, quando escreveu: Este povo me honra com os lábios, porém seu coração está longe de mim. É inútil o culto que me rendem, porque ensinam doutrinas que não são sim preceitos humanos. Vocês deixam de lado o mandamento de Deus, para se dedicar as tradições dos homens” (Mc 7, 6-8).
 
O Magistério da Igreja nos fala: “De onde vem à oração do homem? Qualquer que seja a linguagem da oração (gestos e palavras), a oração é o homem todo. Todavia, para designar o lugar de onde brota a oração, as Escrituras falam às vezes da alma ou do espírito, e com mais frequência do coração (mais de mil vezes). É o coração que ora. Se o coração está longe de Deus, as palavras da oração são em vã” (CIC 2562).
 
Ou seja, se na oração que fazemos a Deus não se integra nossa alma, nossa oração é vã, ou ao menos pouco efetiva. A maioria de nós sabe que temos uma alma imortal, porém não a conhecemos, e muito menos a convidamos para a oração: não a levamos em conta. Vejamos como ora nossa doce Mãe Celestial tomando em conta a sua alma e o seu espírito:
 
"A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito exulta em Deus meu salvador” (Lc 1, 46, 47).
 
Ao rezar a maioria de nós não considera que é necessário colocar-nos diante de Deus com coração (alma) contrito e espírito humilhado; tampouco pedimos o Santo Espírito de Deus que nos una a Ele na oração; e muito menos levamos em conta a nossa alma, convidando-a para formar parte da dita oração. É por isto que nossa oração - por não saber o segredo da oração - pouca força tem, nos falta o ímpeto e as vias para chegar ao trono de Deus, e presenteá-Lo uma oração agradável aos vossos ouvidos.
 
Que Deus nos de a graça sempre de colocar o coração em tudo que fazemos, pois mesmo em meios aos afazeres, se colocarmos a alma, transformaremos tudo em uma oração agradável a Deus.
 
José Eduardo A. Caetano
Comunidade Vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!