quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Morre Ignacio Larrañaga, fundador das ‘Oficinas de Oração e Vida’.

pplarranaga_260x174
Os capuchinhos do Chile informaram que o conhecido sacerdote franciscano Ignacio Larrañaga faleceu ontem no México, após uma longa vida marcada por uma experiência pastoral profunda como pregador, escritor, diretor espiritual, organizador de conferências, cursos e retiros. Um de seus maiores apostolados foi o das Oficinas de Oração e Vida.
Através do Facebook, os capuchinhos do Chile destacaram que “nesta manhã partiu para a casa do Painosso irmão Ignacio Larrañaga, conhecido por seus livros espirituais e a fundação das Oficinas de Oração e Vida”. O sacerdote, explicam,“encontrava-se no México, dando retiros e conferências, quando na madrugada de hoje foi encontrado sem vida”. “Quando tivermos mais detalhes de seus funerais, informaremos por este meio. Encomendamos a sua oração para nosso irmão que tanto bem fez à Igreja”, concluem.
O padre Ignacio Larrañaga, sacerdote franciscano, capuchinho de origem espanhola, nasceu em Loyola, no dia 4 de maio de 1928. Foi ordenado sacerdote em Pamplona e, por alguns anos, desenvolveu seu ministério sacerdotal em seu país de origem.
Enviado ao Chile, desde muito jovem, desenvolveu uma obra pastoral imensa, como pregador, escritor e organizador de conferências, cursos, retiros.
Em 1965, fundou o Centro de Estudos Franciscanos e Pastorais para a América Latina (CEFEPAL), desenvolvendo ao longo de uma década uma intensa atividade animadora, na linha franciscana e na renovação conciliar, em diversos países da América Latina e Espanha.
Em 1974, no Brasil, iniciou um método de evangelização chamado “Encontro de Experiência de Deus”, de seis dias de duração, que realizou durante 23 anos, contando com a participação de dezenas de milhares de pessoas, delegando depois esta tarefa evangelizadora para os casados de diferentes países, que hoje em dia prosseguem.
Desde o ano de 1984, iniciou a obra considerada a mais importante de sua vida: as Oficinas de Oração e Vida, cuja fundação e consolidação dedicou aproximadamente dez anos, escrevendo dois livros fundamentais para o seu eficaz funcionamento: o ‘Manual do Guia das Oficinas de Oração e Vida’ e ‘Estilo e Vida dos Guias’, e gravando sete cassetes com a mesma finalidade.
O padre Larrañaga também é autor de 16 livros que alcançaram numerosas edições e que foram traduzidos para 10 idiomas. Entre seus escritos destacam-se: “Mostra-me o teu rosto”, “O irmão de Assis”, “O pobre de Nazaré”, “Salmos para a vida”, “O silêncio de Maria”, “Do sofrimento à paz”, “O casamento feliz”.
A reportagem é publicada no sítio Religión Digital, 29-10-2013. A tradução é do Cepat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!