domingo, 11 de março de 2012

Vaticano publica livro sobre nova evangelização na América Latina


A Pontifícia Comissão para o América Latina (CAL) no Vaticano acaba de publicar um livro titulado "Reflexões sobre a Nova Evangelização na América Latina. Desafios e Prioridades", fruto da l jornada de estudo realizada em 11 de novembro de 2011 nesse dicasterio. O livro se encontra atualmente disponível em idioma espanhol.
No texto de 130 páginas se recolhe as reflexões do mencionado encontro presidido pelo Cardeal Marc Ouellet, Presidente da CAL, que contou com a participação de diversos membros da Cúria Vaticana que fazem parte da CAL, reitores de colégios pontifícios que acolhem sacerdotes latino-americanos, diversos superiores latino-americanos e responsáveis por movimentos eclesiásticos, entre outros.
A jornada de estudo também contou com as contribuições escritas de cardeais e bispos latino-americanos que são membros da CAL.
O comunicado divulgado este 9 de março, assinala que o texto é "um conjunto de valiosas contribuições para a ‘nova evangelização’ à qual S.S. João Paulo II e S.S. Bento XVI convocaram reiteradamente, especialmente à Igreja de Deus na América Latina, e que atualmente encontra uma resposta significativa na ‘missão continental’ lançada pela V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Aparecida (em maio de 2007)".
O livro também serve de preparação para o próximo Sínodo dos Bispos que se celebra em outubro deste ano, que tem como tema "A nova evangelização para a transmissão da fé", no marco do Ano da Fé convocado pelo Papa Bento XVI.
O livro inicia com uma introdução do Cardeal Ouellet e apresenta as conferências do Arcebispo Salvatore Fisichela, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, a do Secretário Geral do CELAM, Dom Santiago Silva Retamales; e a do Secretário da CAL, o leigo uruguaio Dr. Guzman Carriquiry Lecour, que leva por título "A nova evangelização hoje no America Latina. Desafios e prioridades".

O texto está dirigido, conclui a nota, a todos os fiéis envolvidos na tarefa da nova evangelização.
Mais informação: pcal@latinamer.va  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!