segunda-feira, 2 de abril de 2012

"Todos os caminhos levam ao Rio!", afirma o Cardeal Rylko em encontro internacional sobre as JMJs


No marco do Encontro Internacional sobre as JMJs que aconteceu em Rocca di Papa, perto de Roma (Itália), membros do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013 se encontraram reunidos até o domingo 1º de abril com delegados de 98 países e representantes de 45 comunidades, associações e movimentos juvenis católicos junto às autoridades do Pontifício Conselho para os Leigos. O Dicasterio liderado pelo Cardeal Stanislaw Rylko, quem exclamou em um discurso aos participantes: Todos os caminhos levam ao Rio!


Os bispos, religiosos e leigos brasileiros apresentaram o estado dos trabalhos para sediar o evento que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro e que será precedido pela Semana Missionária, na qual os jovens estarão espalhados por dioceses de todo o Brasil fazendo atividades espirituais, solidárias e missionárias.

O presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta foi o primeiro a falar. Dom Orani desfez uma imagem, muitas vezes distorcida, do Brasil, que costuma ser apresentada pelos meios de comunicação.

O arcebispo pediu aos delegados internacionais da JMJ que rezem pela Comissão Organizadora e pela Rio2013. Ele convidou a todos para que convoquem os jovens de seus países para rezarem pela Jornada e para que promovam momentos especiais de intercessão, assim como acontece no Rio de Janeiro com a Vigília dos Jovens Adoradores, todas as segundas sextas-feiras do mês.

 Também se apresentaram no encontro os responsáveis pelos setores da JMJ Rio2013, juntamente com os membros da comissão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB falou da preocupação da Igreja para com os jovens.

Os números relacionados à dimensão e à população do Brasil impressionaram os presentes. Os participantes se emocionaram especialmente com os vídeos que mostraram um pouco da natureza e do jeito de ser do brasileiro.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, estiveram no Encontro durante a tarde para conversar com os delegados internacionais. Eles destacaram a mobilização do país inteiro para receber os peregrinos da JMJ Rio2013. O embaixador do Brasil junto a Santa Sé, Almir Barbuda, também participou.

"O Rio de Janeiro, o povo carioca, é acolhedor por natureza! Por isso, tenham certeza, que todos os peregrinos serão muito bem acolhidos e estamos trabalhando afinco para isso", afirmou Cabral.

Diante da presença das autoridades políticas, o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, afirmou que a Jornada Mundial é um presente não só para Igreja, mas para cada país que a acolhe.

"Até agora dizíamos que todos os caminhos conduziam a Roma. Hoje mudamos e podemos dizer que todos os caminhos levam ao Rio!", afirmou o Cardeal.

A programação do evento prosseguiu com uma Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo do Rio. Depois de um jantar, os participantes tiveram a oportunidade de participar de um show conduzido por um dos precursores da musica católica no Brasil, padre Zezinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!