segunda-feira, 18 de novembro de 2013

AS NOVAS COMUNIDADES : O que vem a ser?



Nos Subsídios Doutrinais da CNBB,(§ 25 e ss) lê-se : “A expressão Novas Comunidades, embora recente, tem se difundido largamente, para referir-se a uma forma associativa, em grande parte nova na Igreja, diferenciando-se das comunidades paroquiais, das comunidades eclesiais de base e das comunidades religiosas, bem como dos demais movimentos eclesiais.

As Novas Comunidades surgem como agregação de fiéis, por iniciativa própria dos leigos ou, em alguns casos, por iniciativa de algum sacerdote dirigida por leigos”...

Surgem, geralmente, a partir dos grupos de oração da Renovação Carismática Católica. A tendência que se verifica é a dos grupos de oração se unirem em pequenas comunidades com sede própria, estatutos ou regras de vida, carisma próprio, registro civil da entidade, com coordenação independente da RCC e da paróquia, com a assistência de algum padre, que geralmente não é o pároco.

A espiritualidade de grande parte delas se baseia na espiritualidade da Renovação Carismática Católica, enfatizando a experiência pessoal de Deus, a oração, o dom das línguas, a cura e a libertação pessoal, o uso da Bíblia. A veneração a alguns santos está ligada ao carisma da comunidade e se verifica como base no seu método de evangelização e serviços.

Esta espiritualidade, própria do carisma, dá forte identidade aos seus membros, que utilizam símbolos conhecidos (crucifixo, medalhas, tau, cordões, figuras de Jesus ou Maria, vestimentas, logomarca da comunidade, etc) para se personalizarem.

Cada uma delas, com seus próprios fundadores, tem assumido trabalho de evangelização (através de reuniões de oração, cursos de formação, catequese, missas) com objetivo da conversão através de uma experiência pessoal de fé, além de se dedicarem a obras caritativas e assistenciais.

Essas comunidades existem sob duas formas : de vida (residem juntos) e de aliança (constituída por pessoas que não residem juntas, mas estão sujeitas às regras de vida e compromissos que o carisma exige). Ambas têm como objetivo, a consagração de seus membros, ao carisma que lhes é próprio.
Para chegar à consagração, os membros passam por intenso programa de formação espiritual e doutrinário, nada tendo a ver com consagração de vida religiosa. É algo totalmente novo na Igreja, que ainda não dispõe de definição canônica própria para as Novas Comunidades.

As Novas Comunidades não se definem por território,  não tendo, pois, ligação com a paróquia; respeitam-na e entram em comunhão com ela, através da inserção de suas experiências, se estas se encontrarem nas cercanias ; têm vida própria , mas estão sujeitas diretamente ao Bispo local, pois para refletir sua eclesialidade, exige-se “que se tenha atitude de abertura, respeito e obediência ao respectivo bispo, traduzida concretamente pela acolhida de suas orientações e eventuais correções”.

“A sustentação econômica das Novas Comunidades se dá através do dízimo e de doações e a administração dos bens costuma restringir-se ao âmbito interno da comunidade, sem prestação de contas, contribuição ou ligação com a Igreja particular”.
(Textos extraídos do fascículo n º 3 da CNBB : “Igreja Particular, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades”) 

Em 30/05/1998, em Roma,  o Papa João Paulo II, na Vigília de Pentecostes comparou o surgimento das Novas Comunidades e Movimentos , a “uma primavera da Igreja suscitada pela força renovadora do Espírito”.
Em 03/06/2006, na Praça São Pedro (Roma), o Papa Bento XVI , também na vigília de Pentecostes, termina sua homilia com a seguinte oração:

Portanto oremos a Deus Pai, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo, na graça do Espírito Santo, a fim de que a celebração da solenidade do Pentecostes seja como um fogo ardente e um vento impetuoso para a vida cristã e para a missão de toda a Igreja”. Deposito as intenções dos vossos Movimentos e das vossas Comunidades no Coração da Santíssima Virgem Maria, presente no Cenáculo juntamente com os Apóstolos; que ela suplique a realização concreta das mesmas. Sobre vós, invoco a efusão dos dons do Espírito, a fim de que nesta época consiga realizar-se a experiência de um renovado Pentecostes. Amém!

“As Novas Comunidades , por não estarem restritas ao âmbito paroquial; podem e devem ir aos confins da terra para levar e proclamar a Palavra de Deus ; basta que estejam bem estruturadas…exemplos bem conhecidos de comunidades que se encontram nesse patamar de desenvolvimento são o da Comunidade Shalom (de Fortaleza) e da Canção Nova (Cachoeira Paulista-SP), que além das inúmeras casas aqui no Brasil, já abriram casas de missão em outros países.”(“Novas Comunidades-uma resposta providencial do Espírito Santo”)

Comunidade é dom do Espírito (Vida fraterna § 8); nasce, pois, do coração de Deus.

“Para entrar e fazer parte de tal comunidade faz-se necessária a graça particular de uma vocação, de um chamado de Deus”. (Vida Fraterna § 2c)
Convite para ser membro da Comunidade Vida Nova

Se você quiser ser um membro da Comunidade Vida Nova, é preciso ter um contato mais próximo com nossa obra, participando do nosso Apostolado : Grupos de Oração, os diversos eventos promovidos pela comunidade , as  celebrações que acontecem em nossas casas, além do nosso site que busca proporcionar formação e informação atualizada de tudo que está acontecendo na Comunidade, no Brasil e no mundo.
Maiores Informações: vocacional@comunidadevidanova.com

José Eduardo A. Caetano

Formador do Vocacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!