quarta-feira, 12 de junho de 2013

Papa reflete sobre a missão do Povo de Deus

Francisco destacou que a grande lei do Povo de Deus é a lei do amor, a Deus e pelo próximo

Papa reflete sobre a missão do Povo de Deus: ser sinal do amor divino
Papa Francisco cumprimenta fiéis reunidos na Praça São Pedro para a catequese desta quarta-feira, 12. Foto: L’Osservatore Romano/Rádio Vaticano

Quem é o povo de Deus? Como tornar-se parte dele? Qual é a lei deste povo, sua missão? Estes foram os temas abordados na catequese do Papa Francisco nesta quarta-feira, 12, na Praça São Pedro. Em síntese, o Santo Padre destacou que ser Povo de Deus significa ser o “fermento” de Deus na humanidade, sendo o sinal do amor de Deus que convida todos à amizade com Ele.

Francisco explicou que a expressão “Povo de Deus”, um dos termos usados pelo Concílio Vaticano II para definir a Igreja, significa, antes de tudo, que Deus não pertence propriamente a algum povo, porque Ele convida todos a fazerem parte de seu povo. O Papa enfatizou que o convite é, inclusive, para aqueles que se sentem distantes de Deus e da Igreja ou pensam que não podem mais mudar.
E tornar-se parte deste povo requer, segundo explicou o Papa, não o nascimento físico, mas um novo nascimento. “É através do Batismo que nós somos introduzidos neste povo, através da fé em Cristo, dom de Deus que deve ser alimentado e crescer em toda a nossa vida”, disse.

O Santo Padre destacou ainda que a lei deste Povo de Deus é a lei do amor, a Deus e pelo próximo. Porém, este amor não é um simples sentimento, mas trata-se de reconhecer Deus como o único Senhor da vida e, ao mesmo tempo, acolher o outro como irmão.

Por fim, Francisco falou sobre o que é a missão e a finalidade do povo de Deus. Essas tarefas referem-se a levar ao mundo a esperança e a salvação de Deus, tendo como propósito o Seu Reino. “Para fazer o outro sentir-se acolhido, amado, perdoado, encorajado, a Igreja deve estar com as portas abertas, para que todos possam entrar. E nós devemos sair destas portas e anunciar o Evangelho”, finalizou.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!