A Lectio Divina vem do latim e tem como significado, “leitura divina”,
“leitura espiritual” ou ainda “leitura orante da Bíblia”, é um alimento
necessário para a nossa vida espiritual. A partir desta oração,
conscientes do plano de Deus e a sua vontade, pode-se produzir os frutos
espirituais necessários para a salvação.
A Lectio Divina é deixar-se
envolver pelo plano da Salvação de Deus. Os princípios da Lectio Divina
foram expressos por volta do ano 220 e praticados por monges católicos,
especialmente as regras monásticas dos santos: Pacômio, Agostinho,
Basílio e Bento. Santa Terezinha Do Menino Jesus dizia, em período de
aridez espiritual, que quando os livros espirituais não lhe diziam mais
nada, ela busca no Evangelho o alimento de sua alma.
A Lectio Divina tradicionalmente é uma
oração individual, porém, pode-se fazê-la em grupo. O importante é rezar
com a Palavra de Deus lembrando o que dizem os bispos no Concílio
Vaticano II, relembrando a mais antiga tradição católica, que conhecer a
Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo. Monges diziam que a
Lectio Divina é a escada espiritual dos monges, mas é também de todo o
cristão. O Papa Bento XVI fez a seguinte observação num discurso de
2005: “Eu gostaria, em especial recordar e recomendar a antiga tradição
da Lectio Divina, a leitura assídua da Sagrada Escritura, acompanhada da
oração que traz um diálogo íntimo em que a leitura, se escuta Deus que
fala e, rezando, responde-lhe com confiança a abertura do coração”.
O Concílio Vaticano II, em seu decreto
Dei Verbum 25, ratificou e promoveu com todo o peso de sua autoridade, a
restauração da Lectio Divina, que teve um período de esquecimento por
vários séculos na Igreja. O Concílio exorta igualmente, com ardor e
insistência, a todos os fiéis cristãos, especialmente aos religiosos,
que, pela frequente leitura das divinas Escrituras, alcancem esse bem
supremo: o conhecimento de Jesus Cristo (Fl 3,8). Porquanto “ignorar as
Escrituras é ignorar a Cristo” (São Jerônimo, Comm. In Is., prol).
A prática cristã ancestral de Oração
Centrante tem suas raízes e é alimentada pela oração de escuta da
Palavra de Deus na Sagrada Escritura, especialmente nos Evangelhos e
Salmos. Por isso, faço este convite a você que ainda não faz a Lectio
Divina para ter este profundo alimento espiritual e quem faz desejo os
votos de perseverança. A Lectio Divina possui os seguintes passos:
comece invocando o Espírito Santo fazendo esta oração: “Vinde, Espírito
Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do
vosso amor. – Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a
face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com
as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as
coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso.
Amém”. A Lectio possui quatro passos: 1- Lectio (Leitura); 2- Meditatio
(Meditação); 3- Oratio (Oração) e 4- Contemplatio (Contemplação).
Quanto à leitura, Leia, com calma e
atenção, um pequeno trecho da Sagrada Escritura (aconselha-se que nas
primeiras vezes utilize-se os textos dos Evangelhos). Leia o texto
quantas vezes forem necessárias. Procure identificar as coisas
importantes desta perícope: o ambiente, os personagens, os diálogos, as
imagens usadas, as ações. É importante identificar tudo com calma e
atenção, como se estivesse vendo a cena. A leitura é o estudo assíduo
das Escrituras, feito com aplicação de espírito. À leitura, eu escuto:
“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8). Eis
uma palavra curta, mas cheia de suaves sentidos para o repasto da alma.
Ela oferece como que um cacho de uva.
A alma, depois de o examinar com
cuidado, diz em si mesma:Pode haver aqui algum bem, voltarei ao meu
coração e tentarei, se possível, entender encontrar esta pureza. Pois é
preciosa e desejável tal coisa, cujos possuidores são ditos
bem-aventurados, e à qual se compromete a visão de Deus, que é a vida
eterna, e que é louvada por tantos testemunhos da Sagrada Escritura. Eis
uma palavra curta, mas cheia de suaves sentidos para o repasto da alma.
Ela oferece como que um cacho de uva. A alma, depois de o examinar com
cuidado, diz em si mesma: Pode haver aqui algum bem, voltarei ao meu
coração e tentarei, se possível, entender encontrar esta pureza. Pois é
preciosa e desejável tal coisa, cujos possuidores são ditos
bem-aventurados, e à qual se compromete a visão de Deus, que é a vida
eterna, e que é louvada por tantos testemunhos da Sagrada Escritura.
Quanto à Meditatio, começa, então,
diligente meditação. Ela não se detém no exterior, não para na
superfície, apoia o pé mais profundamente, penetra no interior,
perscruta cada aspecto. Considera atenta que não se disse:
Bem-aventurados os puros de corpo, mas, sim, “os puros de coração”. Pois
não basta ter as mãos inocentes de más obras, se não estivermos, no
espírito, purificados de pensamentos depravados. Isso o profeta confirma
por sua autoridade, ao dizer: Quem subirá o monte do Senhor? Ou quem
estará de pé no seu santuário? Aquele que for inocente nas mãos e de
coração puro (Sl 24,3-4). Depois de ter refletido sobre esses pontos e
outros semelhantes no que toca à pureza do coração, a meditação começa a
pensar no prêmio: Como seria glorioso e deleitável ver a face desejada
do Senhor, mais bela do que a de todos os homens (Sl 45,3), não mais
tendo a aparência como que o revestiu sua mão, mas envergando a estola
da imortalidade, e coroado com o diadema que seu Pai lhe deu no dia da
ressurreição e de glória, o dia que o Senhor fez (Sl 118,24).
Quanto à Oratio, toda boa meditação
desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após
havê-lo escutado. Esta oração é um momento muito pessoal que diz
respeito apenas à pessoa e Deus. Não se preocupe em preparar palavras,
fale o que vai no coração depois da meditação: se for louvor, louve; se
for pedido de perdão, peça perdão; se for necessidade de maior clareza,
peça a luz divina; se for cansaço e aridez, peça os dons da fé e
esperança. Enfim, os momentos anteriores, se feitos com atenção e
vontade, determinarão esta oração da qual nasce o compromisso de estar
com Deus e fazer a sua vontade. Vendo, pois, a alma que não pode por si
mesma atingir a desejada doçura de conhecimento e da experiência, e que
quanto mais se aproxima do fundo do coração (Sl 64,7), tanto mais
distante é Deus (cf. Sl 64,8), ela se humilha e se refugia na oração. E
diz: Senhor, que não és contemplado senão pelos corações puros, eu
procuro, pela leitura e pela meditação, qual é, e como poder ser
adquirida a verdadeira doçura do coração, a fim de por ela conhecer-te,
ao menos um pouco.
Quanto ao último passo à Contemplatio,
Desta etapa a pessoa não é dona. É um momento que pertence a Deus e sua
presença misteriosa, sim, mas sempre presença. É um momento no qual se
permanece em silêncio diante de Deus. Se ele o conduzirá à contemplação,
louvado seja Deus! Se ele lhe dará apenas a tranqüilidade de uns
momentos de paz e silêncio, louvado seja Deus! Se para você será um
momento de esforço para ficar na presença de Deus, louvado seja Deus!
Portanto, diante deste patrimônio da
nossa Igreja que é este método de Oração da Lectio Divina, desejo a
todos que ao lerem este artigo comecem a tomar gosto pela Leitura Orante
da Palavra de Deus, pois, nós sabemos que a oração é um dos alimentos
da alma que obtemos forças para enfrentar tantas adversidades em nossa
caminhada. Que Deus os abençoe nesta nova etapa espiritual.
Pe. Jair Cardoso Alves Neto (Arquidiocese de Cuiabá).
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