segunda-feira, 22 de julho de 2013

Papa falou aos jornalistas durante o voo rumo ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude

papa1Durante o voo rumo ao Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 22, o Papa Francisco saudou os jornalistas que o acompanham, um a um, recordando que, nesta sua primeira viagem internacional, quer encontrar os jovens no concreto do “tecido social” em que vivem. Assim, eles não são isolados da vida em que vivem, porque, quando nós os isolamos, – disse o Papa – fazemos uma injustiça.
Os jovens pertencem a uma família, uma pátria, uma cultura, uma fé. Eles têm uma pertença, não devemos isolá-los, pois eles, verdadeiramente, são o futuro de um povo, porque têm força, são jovens, irão adiante. Mas não somente eles; também os idosos são o futuro de um povo. Um povo que vai em frente com ambos: com os jovens e com os idosos.
Penso – prosseguiu – que nós cometemos uma injustiça com os idosos, porque eles jamais deixaram de nos dar a sabedoria deles, a sabedoria da história, da pátria, a sabedoria da família; e disto nós precisamos. Por isso digo que eu vou encontrar os jovens, mas no tecido social, principalmente os idosos.
É verdade que a crise mundial não faz coisas boas com os jovens. Li, na semana passada, o percentual dos jovens sem trabalho. Pensem que corremos o risco de ter uma geração que não teve trabalho, e do trabalho vem a dignidade da pessoa. Os jovens, neste momento, estão em crise. Nós – disse o Papa – estamos habituados a esta cultura do descartável; com os idosos se faz isso demasiadamente. Mas também agora, com tantos jovens sem trabalho, também a eles chega a cultura do descartável. Devemos acabar com este hábito de descartar! Não! Cultura da inclusão, cultura do encontro, fazer um esforço para levar todos à sociedade! É este um pouco o sentido – disse Papa Francisco – que eu quero dar a esta visita aos jovens.
Enfim, o Papa agradeceu aos jornalistas pedindo-lhes ajuda nesta viagem pelo bem da sociedade, o bem dos jovens e dos idosos. E brincando com jornalistas concluiu: permaneço como o profeta Daniel, um pouco triste, porque vi que os leões não eram tão ferozes! Muito obrigado, muito obrigado. Um abraço a todos! Obrigado!
Os jovens são o futuro, não podemos criar uma geração sem trabalho. Assim disse o Papa no voo rumo ao Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!