sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ano da Fé será ocasião para redescobrir alegria do encontro com Cristo, ressalta Dom Fisichella



O Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, apresentou esta manhã na Santa Sé o Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013 como uma ocasião para "voltar a descobrir o caminho da fé" e ressaltar "o entusiasmo renovado do encontro com Cristo".

O ato, realizado no Escritório de Imprensa da Santa Sé, contou também com a participação de Dom Graham Bell, subsecretário deste dicasterio.
Durante a apresentação, Dom Fisichella recordou que o Santo Padre, em sua carta apostólica Porta Fidei, falou "da exigência de voltar a descobrir o caminho da fé para ressaltar cada vez mais a alegria e o entusiasmo renovado do encontro com Cristo", razão pela qual convocou-se este ano especial cujo início coincide com o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e 20º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica.

Do mesmo modo, indicou o prelado, este ano se propõe a "sustentar a fé de tantos crentes que, em meio da fadiga cotidiana, que não cessam de confiar, com convicção e valentia, sua existência ao Senhor Jesus. Seu testemunho, que não é notícia (...) é o que permite à Igreja apresentar-se ao mundo de hoje, como no passado, com a força da fé e com o entusiasmo dos singelos".
O Arcebispo também explicou que o Ano da Fé se insere em um contexto "caracterizado por uma crise generalizada que corresponde também à fé".
"A crise de fé é a expressão dramática de uma crise antropológica que deixou o ser humano abandonado a si mesmo (...) É necessário ir além da pobreza espiritual na que se encontram muitos contemporâneos, que já não percebem a ausência de Deus em sua vida, como uma carência que deve ser preenchida. O Ano da Fé quer ser um caminho que a comunidade cristã brinda aos que vivem com nostalgia de Deus e com o desejo de encontrá-lo de novo", afirmou.

Nesse sentido, disse que o programa toca "a vida diária de cada crente e a pastoral ordinária da comunidade cristã para voltar a encontrar o espírito missionário necessário para dar vida à nova evangelização".

Para isso, anunciou que a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dosSacramentos aprovou o formulário de uma Missa especial "Para a Nova Evangelização". "Um sinal para que neste ano (...) se da primazia à oração e especialmente à Eucaristia, fonte e cume da vida cristã", indicou.

Logotipo do Ano da Fé

Durante o ato, Dom Fisichella também apresentou o logotipo do Ano da Fé, que consiste em uma barca, imagem da Igreja, cujo mastro é uma cruz com as velas desdobradas e o trigrama de Cristo (IHS). O sol, no fundo, recorda a Eucaristia.

Também está sendo preparado o hino oficial do evento. Ademais, no início de setembro será publicado o Subsídio pastoral "Viver o Ano da Fé".

Durante o ato, informou-se que uma pequena imagem do Cristo da catedral de Cefalú, Sicilia (Itália), em cujo reverso está escrita a Profissão de Fé, acompanhará aos fiéis e peregrinos ao longo deste ano especial.

Finalmente, indicou-se que os fiéis poderão consultar um site criado para o Ano da Fé, o mesmo que poderá ser visto desde todos os dispositivos móveis e em diversos idiomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!