quarta-feira, 27 de junho de 2012

Há 35 anos Papa Ratzinger era criado Cardeal



Hoje o quadro Memória Histórica volta ao dia 27 de junho de 1977, para lembrar esse momento inesquecível na vida de Bento XVI.

Palácio Apostólico. O Papa Paulo VI dá início ao Consistório para a criação de quatro novos cardeais, entre eles o Arcebispo de Munique e Freising, Joseph Ratzinger.

“O Consistório é circunstância solene na vida da Igreja: os Cardeais, reunidos em torno ao Papa, expressam a unidade que faz a Igreja viver: este é um momento privilegiado na vida da Igreja, porque o Sucessor de Pedro se encontra junto aos seus conselheiros e colaboradores mais próximos, expressão de fraternidade episcopal, aos quais confia suas solicitações pastorais e universais”.

Às vésperas da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo – “colunas da Igreja pela qual deram a vida” – o Papa Paulo VI invocou os santos e pediu intercessão de Nossa Senhora antes de dirigir a palavra a cada um dos novos Cardeais

“A agora nomeamos Cardeais da Santa Romana Igreja os eleitos eclesiásticos...Joseph Ratzinger, Arcebispo de Mônaco e Frisinga".

Ao falar da fidelidade dos novos Cardeais ao serviço à Igreja e ao Papa, Paulo VI nomeou as qualidades de cada um dos novos cardeais, entre eles, Ratzinger.

“Atestamos essa fidelidade também ao senhor, Cardeal Ratzinger, cujo alto magistério teológico em prestigiosas cátedras universitárias da Alemanha e em numerosas e válidas publicações, mostrou como a pesquisa teológica – que a via mestre da “Fé em busca de entendimento” não pode e não deve estar desconectada da profunda, livre e criadora adesão ao Magistério que autenticamente interpreta e proclama a Palavra de Deus; e que agora, da Arquidiocese de Mônaco e Freising, o Cardeal Ratzinger orienta a nossa confiança como eleito do rebanho nos caminhos da verdade e da paz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!