segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Missa de Renovação dos Compromissos da Comunidade Vida Nova

No dia 26 de Novembro de 2011 às 17h00min em Nova Jerusalém, através da solenidade da Santa Missa presidida pelo Padre Helder Salvador, os membros consagrados de Vida e Aliança renovaram os seus compromissos temporários, enquanto os membros do Catecumenato, período de formação inicial, transitaram para mais uma etapa da formação inicial: o Discipulado

A expressão que se ouviu pela maioria dos membros, logo após a solenidade foi: "Que Missa! Foi à melhor de todas"!

Realmente, expresso minha concordância com a partilha, pois realmente foi uma Missa de suscitar um desejo maior pela busca diária de ser: Um consagrado!

Mas, como nos disse Padre Helder na homília com uma citação: "Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieto e agitado: descobrirei o preço da felicidade"! (Livro - O pequeno príncipe -Antoine de Saint-Exupéry). Foi assim que nos portamos na preparação, sabendo da Missa, diga-se de passagem, por nosso Fundador: "um compromisso inegociável e de extrema importância na vida de um consagrado", fizemos reunião de discernimento pela Escola Comunitária, Reunião da Liturgia mais a Escola Comunitária, buscamos um Rito que falasse mais a nossa realidade, providencialmente na busca de um sacerdote Deus nos deu o Padre Helder que é um homem tão importante para a nossa história comunitária, mutirão para infra estrutura local, correções do rito, preparação do coquetel de confraternização, ensaio do Rito, atitudes de preparação espiritual pelos membros: Missa diária, Completas, Confissão, Grupo de Oração, Oração Pessoal, sem citar alguns conflitos interpessoais, enfim sabíamos que Deus agiria as 17h00min do dia 26 de Novembro de 2011 e, desde muito antes, nos preparamos para recebê-Lo da melhor forma possível, pois esse encontro com Jesus, no seu Corpo e Sangue, tinha um preço para nós: A verdadeira felicidade!

Quero destacar os momentos finais de nosso ensaio aonde cantávamos:Amém... Amém; conduzido por nosso Fundador que nos recordava momentos da história pessoal de alguns de nós. Destaco também a homília do Padre Helder com relação à vigilância, nos levando a refletir na nossa história pessoal: "a memória do nosso encontro com Cristo e do grande mistério de sermos seus consagrados".

Perante tudo isso, venho agradecer, em nome da Escola Comunitária, a todos os membros, pois a abertura do nosso coração proporcionou esse grande momento, cujo nos preparamos para bem viver.

Consagramos esse próximo ano, que liturgicamente iniciamos, nas mãos de Maria Santíssima!
A Virgem Maria “fazia memória”, ou seja, continuamente revivia no seu coração, o quanto Deus operou no seu ser e, na certeza desta realidade, vivia o ministério de ser Mãe do Altíssimo. O Coração Imaculado de Maria era constantemente disponível e aberto ao “possível”, a concretização da amorosa Vontade de Deus nas circunstâncias quotidianas e nas mais inesperadas. Também hoje, do Céu, a Virgem Maria guarda-nos na memória viva de Cristo e nos abre de par em par à possibilidade da divina Misericórdia.

Com estes sentimentos, peço a cada um, família Vida Nova, “apoio orante” para as vocações ao nosso Carisma que nos foi confiado, implorando ao Senhor, que nos ajude a tornarmo-nos, a cada dia, aquilo que somos!

Fraternalmente,

José Eduardo Arêas Caetano
Escola Comunitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!