segunda-feira, 28 de novembro de 2011

“O PARA QUÊ” DO FORMADOR PESSOAL

Será necessário prudência e sabedoria para trilhar esse caminho, e também humildade e discrição de quem sabe que está, em última análise, diante do mistério de Deus que cria e molda, e da criatura que livre e responsavelmente aceita, ou não, ser moldada por Ele.
Portanto, a missão dos formadores é ser mestre: Convidar o formando a fazer uma experiência apaixonante no seguimento a Jesus Cristo, conforme a experiência própria do Carisma.
A formação pessoal é um dom do Espírito Santo. É preciso compreender que Deus coloca em mãos frágeis grandes obras.
O formador pessoal lida com o mistério da pessoa humana, por isso tem consciência de que o formador por Excelência é o próprio Espírito Santo, que plasma no ser humano a pessoa de Cristo.
O formador é um pai (mãe) que gera para Cristo, e participa da paternidade de Deus.
É na formação pessoal que todas as situações da história passada presente, inclusive os medos e desejos futuros, devem vir para a luz do Espírito Santo através da partilha com o nosso formador pessoal, para que nada nos acuse. Sendo dóceis as moções do Espírito, por meio da formação pessoal poderemos crescer na liberdade interior, tornando-nos mais próximos de Cristo.
Ter alguém que nos ajude nos discernimentos e orientações rumo à santidade, é algo necessário na vida de todos e principalmente os que vivem a vida fraterna. A Igreja diz que não podemos nos acomodar e esperarmos tudo do Espírito Santo. O Espírito é quem nos dirige, mas, muitas vezes, Ele precisa de meios para fazê-lo, e o melhor meio é o irmão cheio desse mesmo Espírito e maduro no Carisma da Comunidade.

É importante saber que o Formador tem o papel de autoridade particular sobre o formando, sendo que este se compromete a obedecer ao formador através dos compromissos desta Comunidade. O Formador Pessoal é ainda aquele que orienta e ajuda a discernir a vontade de Deus para o formando, o que transcende as realidades puramente espirituais, podendo chegar também às realidades de vida num âmbito geral (familiar, profissional, afetivo, sexual, etc.)

Fraternalmente,

José Eduardo Arêas Caetano
Escola Comunitária

Comunidade Católica de Vida e Aliança Vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!