segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Os Santos Baluartes

Muitos são os perigos que as comunidades nascentes enfrentam para que se mantenham fiéis à inspiração inicial que Deus lhes deu. Não raras vezes sentem forte a tentação de fecharem-se em si mesmas, deixando de atender às necessidades da Igreja e do mundo. Outras vezes ainda, buscando um rápido reconhecimento passam a agir como se fossem apenas instituições de caridade. Podendo também tornar-se vítimas de um ativismo tal que se distanciem da oração, passando a depositar todas as suas esperanças no trabalho das próprias mãos. E por ai vai.
Diante de tantas situações de risco é imprescindível lembrar que Deus nunca nos desampara, muito pelo contrário, sempre nos garante ajuda oportuna. Por isso, gostaria de tratar neste artigo sobre a importância dos Santos baluartes frente a todos os perigos que citei. Segundo o Michaelis – dicionário da língua portuguesa – baluarte é a “pessoa ou lugar que oferece forte apoio no perigo”.
É tradição segura nas novas comunidades recorrer a um baluarte, a um santo reconhecido pela Igreja, desfrutando de toda a mística que este desenvolveu com Deus. Neste sentido não ajuda em nada recorrer a uma variedade de apoios, pois não será possível aprofundar-se em nenhum deles, uma vez que não basta apenas conhecer e reproduzir a espiritualidade que o baluarte viveu, mas esta deve ser atualizada à luz deste novo carisma.
A vida do baluarte somada à experiência carismática das novas fundações irá inspirar a espiritualidade, a fraternidade, o apostolado, a relação com a Eucaristia e com a Maria Santíssima, e tudo o mais que se referir à existência desta nova comunidade. Assim, a falta de aprofundamento na vida deste apoio espiritual, poderá gerar um empobrecimento em cada uma das dimensões vitais da comunidade.
O baluarte não é apenas um santo de devoção que intercede pelas necessidades da obra, mas um verdadeiro mestre espiritual que nos conduz a intimidade com o Senhor, nosso Deus. Por isso se faz tão indispensável. Com ele ou ela, aprenderemos a nos relacionar com a Igreja, servindo-a com grande amor; também seremos instruídos sobre uma autêntica devoção à Santa Mãe de Deus; resumindo, compreenderemos como, em tudo, agradar a Deus.
Não demoremos em nos dedicar no conhecimento da vida e obras de nossos santos baluartes. Que eles nos ajudem a trilhar com determinação a vontade plena de Deus a nosso respeito!

Deus nos abençoe!

José Eduardo Arêas Caetano
Escola Comunitária

Comunidade Católica de Vida e Aliança Vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!