segunda-feira, 9 de julho de 2012

"Vocês também querem ir embora?"


Mons. Antonio Romulo Zagotto

Sacerdote Diocesano, Mediador da Cúria Diocesana e Pároco da Paróquia São Sebastião - Cachoeiro de Itapemirim.


Muito tem se comentado sobre os números divulgados pelo IBGE nestes últimos dias. Despencam os números dos católicos e crescem os números dos protestantes. Contas exatas: O número de evangélicos no Brasil cresceu cerca de 61,5 por cento em dez anos, com 16 milhões de novos fiéis. O número de católicos, no entanto, encolheu nesses 10 anos de 73,6 por cento dos brasileiros para 64,6 por cento. Mas os números são frios! Uma análise mais minuciosa dos dados vai nos oferecer uma leitura da lógica dos números.

1. Em primeiro lugar nossas igrejas não estão se esvaziando. Saem da denominação católica aqueles que na verdade não o são de fato, mas sim só de nome. São presas fáceis de qualquer enganador que os fascinam com promessas inconsistentes. Como desembarcam também das igrejas protestantes históricas, preocupadas elas também com esse fenômeno de diáspora.

2. O crescimento evangélico se dá na direção dos pentecostais, que usam os artifícios da "teologia da prosperidade" e de taumaturgos populares, que beiram ao grotesco.

3. Querem por que querem que a Igreja abra mão de princípios pétreos para ser simpática aos dissidentes.José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia, é professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 06-07-2012, e escreve: "Será difícil, porém, agradar as mulheres mantendo o sexo feminino excluído da hierarquia eclesiástica. Será difícil atrair jovens proibindo o sexo antes do matrimônio. Será difícil ampliar o número de padres mantendo o celibato religioso - e será quase impossível manter a filiação das pessoas de bom senso enquanto a doutrina católica continuar rejeitando os métodos contraceptivos modernos e proibindo o uso da camisinha, tão importante para evitar doenças sexualmente transmissíveis. Mas não vai ser esse o caminho para que mantenhamos os fiéis engajados na Igreja.

4. A onda da "Teologia da Prosperidade" que toma conta de nossas televisões nas madrugadas torna-se um engodo para aqueles que querem facilidades nas negociações com Deus - "quem dá mais (dinheiro!) recebe mais!" - Os milagres fáceis em troca de vultosas quantias são procurados pelos desavisados. E os milagreiros se multiplicam.

5. Quando na capitulo 6, do Evangelho de São João, diante da doutrina sobre a Eucaristia, muitos desistiram de andar com Jesus ele desafia os apóstolos: "Vocês também querem ir embora?" Só vai sair quem não tiver a força de Pedro: "A quem iremos?" (Jo 6, 68)


http://www.diocesecachoeiro.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!