quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sacerdote filipino explica doutrina da Igreja sobre anticoncepcionais

O sacerdote filipino Roberto Latorre, doutor em Teologia, mestre em ciências e escritor, explicou as razões fundamentais pelas quais avança a sacralidade da vida e a reprodução humana. Em um artigo divulgado pelo serviço informativo da Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas (CBCF), o Padre Latorre indicou que a ignorância religiosa, unida ao relativismo secularista, constituem a receita da rejeição aos ensinamentos da Igreja.

roberto_latorre_padre_filipino.jpg

O sacerdote expôs a gravidade do desconhecimento da doutrina da Igreja entre os fiéis. "Se diz que a 'natureza detesta o vazio', se a mente está vazia, lhe faltam explicações ou princípios orientadores, então o vazio deve se encher com algo", advertiu o sacerdote. Então é quando a pressão cultural se torna efetiva e a imposição substitui a verdade.

Isto constitui uma genuína ignorância religiosa, termo que não tem para ele um sentido pejorativo, mas de um preocupante realismo. "Creio que o fenômeno que mudou a atitude das pessoas diante dos filhos, pode ser explicada por assimilação de atitudes secularistas radicais entre os católicos", explicou o sacerdote. Não se trata somente das ideias em torno do aborto e da contracepção, mas com respeito a outros temas de Fé. "Somente no contexto de um correto entendimento de outros aspectos da Fé é que os Católicos e inclusive os não cristãos podem entender o ensinamento da Igreja sobre os anticoncepcionais".

O Padre Latorre lamentou que essa ignorância signifique uma mudança de atitude dentro da família. "Para pessoas com esta atitude, as crianças não são acolhidas com os braços abertos. Alguns casais desejam ter filhos, mas não incondicionalmente". O sentido mesmo da família se confunde quando os filhos são rejeitados se ameaçam o estilo de vida desejado ou os planos dos pais, no lugar de acomodar a vida familiar à chegada dos novos filhos.

O sacerdote explicou que a Igreja ensina uma verdadeira paternidade responsável e aberta com generosidade à vida, que se bem admite a consideração de razões de peso para limitar o tamanho da família, "deve-se sempre respeitar o verdadeiro bem das relações maritais e orientar a pessoa até a virtude". Nesse contexto, os pais de família atuam de forma genuinamente responsável, já que "o primeiro requisito da responsabilidade é a retidão moral".

O presbítero e acadêmico destacou que é importante responder desde a verdade da Igreja dos interrogantes sobre o sentido da vida, o plano de Deus para o homem, e o verdadeiro significado do amor humano. "É importante dar-lhe às pessoas a reta doutrina sobre a sexualidade, e é por isto que a educação sexual, que é muito necessária, deve ser transmitida no núcleo da 'Igreja doméstica', que é a família cristã".

Com informações de CBCP News.Manila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!