quinta-feira, 28 de março de 2013

As palavras do papa Francisco antes de ser eleito pontífice




O que o então cardeal Bergoglio disse ao colégio cardinalício durante uma congregação geral
Na homilia da primeira missa celebrada em Cuba depois de várias semanas em Roma para a eleição do novo papa, o cardeal Jaime Ortega revelou as palavras que o cardeal Jorge Mario Bergoglio pronunciou durante uma congregação geral dos cardeais antes de entrarem no conclave.

A celebração na catedral de Havana aconteceu na manhã do último sábado, 23 de março, com a presença do núncio apostólico em Cuba, dom Musarò de Bruno, e dos bispos auxiliares dom Alfredo Petit Havana e Juan de Dios Hernández, além do clero, que renovou as promessas sacerdotais.

O arcebispo de Havana contou que, naquela congregação geral, o cardeal Bergoglio fez um discurso "magistral, perspicaz, envolvente e verdadeiro".

As palavras de Bergoglio se articulavam em quatro pontos que expressam a sua visão pessoal sobre a Igreja no tempo presente.

O primeiro ponto é a evangelização: "a Igreja deve deixar tudo e ir para as periferias", não só geográficas, mas também humanas e existenciais. Ela tem que chegar até os últimos, se aproximar das pessoas onde se manifesta o pecado, a dor, a injustiça e a ignorância.

O segundo ponto é uma forte crítica à Igreja "autorreferencial", que olha para si mesma com uma espécie de "narcisismo teológico" que a distancia do mundo; uma Igreja e que “pretende manter Jesus Cristo para si, sem deixá-lo sair”.

No terceiro ponto, o cardeal Bergoglio explicava as consequências dessa visão autorreferencial: uma igreja que não evangeliza mais e que cria uma vida mundana para si mesma. De acordo com o então arcebispo de Buenos Aires, devem-se levar em conta essas consequências "para se lançar luz sobre as possíveis mudanças e reformas de que a Igreja tem necessidade urgente".

No último ponto, Bergoglio confessou aos cardeais a esperança, a respeito do novo papa, de “um homem que, a partir da contemplação de Jesus Cristo, possa ajudar a Igreja a se aproximar das periferias existenciais da humanidade".
Ao apontar as características do futuro pontífice, o cardeal Bergoglio não imaginava sequer remotamente que caberia justo a ele reparar a barca de Pedro.

O cardeal Ortega ficou tão impressionado com o que tinha ouvido que pediu o texto a Bergoglio. O então arcebispo de Buenos Aires lhe respondeu que tinha estabelecido alguns pontos mentalmente, mas não os tinha escrito. Na manhã seguinte, "num gesto de extrema gentileza", Bergoglio levou para Ortega uma folha de papel em que tinha escrito os pontos do discurso, do jeito que se lembrava deles.

Ortega perguntou se podia publicá-los depois do conclave, ideia com que Bergoglio concordou. Quando o arcebispo de Buenos Aires se tornou o papa Francisco, o cardeal cubano perguntou se ainda poderia publicar o texto do seu discurso na congregação geral e o pontífice confirmou que sim.

A revista da arquidiocese de Havana, Palabra Nueva, dirigida por Orlando Márquez, publicou então uma transcrição do manuscrito entregue pelo cardeal Jorge Mario Bergoglio ao cardeal Jaime Ortega.

Orlando Márquez enviou o artigo para Zenit, que já o publicou hoje na edição espanhola:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!