sexta-feira, 8 de março de 2013

Cardeal que anunciará o novo Papa ao mundo já esta definido

Quem será o novo Papa? Qual será sua nacionalidade? Quantos anos ele terá? Quando ele será eleito? Dentre as difíceis perguntas que são feitas sobre o resultado do Conclave, uma tem resposta certa e definida: o novo Pontífice será anunciado oficialmente pelo Cardeal-diácono Jean-Louis Tauran.
 
jean-louis_tauran _presidente.jpg

A curta, mas importante frase que mudará uma página na história da Igreja, será pronunciada por ele: "Habemus Papam".

Há 23 anos trabalhando no Vaticano, Dom Tauran já passou pela diplomacia, pelo arquivo e biblioteca vaticana. Atualmente preside o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

O purpurado nasceu em Bourdeaux, na França, sendo ordenado sacerdote em 20 de setembro de 1969, tendo apenas 26 anos de idade. Em 1991 foi ordenado Bispo e em 21 de outubro de 2003 foi criado Cardeal pelo Papa Beato João Paulo II.

Em 11 de fevereiro de 2011 foi nomeado Cardeal protodiácono (primeiro diácono). Essa nomeação concede a ele a missão de anunciar, da varanda central da Basílica de São Pedro no Vaticano, o nome do Cardeal escolhido pelo Colégio Cardinalício para governar a Igreja.

Além dessa importante tarefa, o purpurado terá outro momento de relevância junto ao novo Papa, pois durante a missa de início de pontificado, o Cardeal-diácono deve impor o pálio no pontífice recém-eleito.
Durante as solenidades da Páscoa e do Natal, cabe ao Cardeal-diácono acompanhar o Sumo Pontífice durante a mensagem "urbi et orbi", a bênção papal à cidade de Roma e ao mundo.

O que é um Cardeal-diácono

Os Cardeais-diáconos são prelados que auxiliam o Papa de forma mais próxima, em diferentes Dicastérios da Cúria Romana. Os membros da Cúria Romana que são elevados a Cardeal são incardinados na Ordem dos Diáconos do Colégio Cardinalício, isso se não tiverem exercido funções de Bispo ou Arcebispo Diocesano, nesse caso eles são incluídos na Ordem dos Presbíteros.

Fonte: GAUDIUM PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!