segunda-feira, 18 de março de 2013

Desde o cisma de 1054, pela primeira vez Patriarca ortodoxo irá a missa do novo pontificado.


Além do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, estarão presentes muitos outros chefes de Estado e de Governo durante a missa de «Coroação». No entanto, entre os líderes religiosos que se dirigirão à Roma para a ocasião, alguns personagens nunca haviam participado, o que se pode considerar como uma novidade «histórica».

Deste o cisma de 1054, que dividiu os católicos e os ortodoxos, nunca aconteceu que um Patriarca estivesse presente na cerimônia de inauguração de um Pontificado. Mas, com o Papa Francisco, esta será mais uma novidade, pois viajará a Roma S. Santidade Bartolomeu I, , Patriarca Ecumênico de Constantinopla.

A notícia, divulgada por AsiaNews provocou surpresa e aprovação em todo o mundo, pois se trata de um sinal positivo nas relações ecumênicas entre as duas Igrejas.

No telegrama de felicitações pela eleição do Cardeal Bergoglio, Bartolomeu I demonstrou toda a sua afeição e declarou estar «seguro» de que o novo Papa poderá «contribuir para levar paz para a humanidade sofrida, aos pobres e aos sofredores, além de promover uma nova dinâmica «no caminho de unidade entre as duas Igrejas».

Bartolomeu I não irá sozinho a Roma. Com ele viajará uma delegação ortodoxa da qual farão parte o Metropolita de Pérgamo Ioannis Zizioulas (co-presidente Comissão Mista para a Unidade entre Católicos e Ortodoxos; o Metropolita ortodoxo da Argentina, Tarasios, e Gennadios Zervos, Metropolita da Itália e Malta.

Fonte http://www.ecclesia.com.br/news/2013/?p=6178

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!