sábado, 3 de dezembro de 2011

Comunidade: Dom e Graça do Espírito

Deus é:
· Amor
· Trindade, um só Deus, uma só natureza divina em três pessoas, uma comunhão de amor.
Gênesis 1,26 - Façamos o homem a nossa imagem e semelhança. "Não é bom que o homem esteja só."
Deus não pensou no homem como um ser solitário!
O homem foi criado para uma comunhão de amor, para viver em comunidade. A história do povo de Deus! Deus chamou homens para conduzir o povo a imagem e semelhança de Deus comunhão. Viver em comunidade é para todos os homens.
O que é a Igreja?
Deus pensou na Igreja como uma comunidade. Porém... O pecado entrou no mundo para dividir o homem de Deus, de si mesmo e do seu irmão. Quebrou a unidade interior do homem e nos incapacitou para amar desinteressadademente.
No entanto.... Jesus veio nos salvar, nos reconciliar com Deus, com o próximo, consigo mesmo.
Capacitando-nos a amar de novo. Retorno ao projeto original de Deus
Nosso mundo atual não nos estimula para viver em comunidade: individualismo, egoísmo, fechamento. Minha individualidade deformada e absolutizada; torno-me o centro de todas as coisas! Temos medo de comunhão porque temos medo de nos perder. No fundo, não nos temos. Queremos saber do outro quando o outro ou algo nos interessa.
A obra de salvação chega à sua plenitude na comunhão cristã, crescendo em unidade com Deus, consigo próprio e com os irmãos. Ser comunidade não é uma entre muitas formas de ser cristão, mas a única forma de ser cristão. O cristianismo é essencialmente comunitário. Nas comunidades novas, somos chamados a viver em comunidade de maneira mais radical.
Ser comunidade é um chamado para todo cristão (Jo 17,1-21). Porém.... Não conseguimos viver esse ideal contanto apenas com nossas próprias forças. É Deus quem nos sustenta.
Dentro da RCC, Deus tem inspirado Comunidades, extensões mais especificas do grande chamado feito a todos os batizados de viverem em comunidade.
- Surgem da oração e do discernimento.
·- Existem para estar a serviço da Igreja e não em função de si mesmas.
- Devem passar por um processo de discernimento no inicio, não abafa-la, nem enche-la de normas, mas discerní-la e isso leva tempo...
- Não são grupos de oração crescidos; Comunidade não é um produto natural de um grupo de oração de muitos anos, com se fosse natural e obrigatório todo grupo de oração "virar" comunidade. É um chamado especifico de Deus. Não é um invenção humana.
- São diferentes entre si, embora as oriundas da RCC tenham pontos em comum derivados que são da mesma graça.
- Se não nascem do coração de Deus não subsistem. Ex: Arca de Noé (Gn 6,11; 8,19) Babel (Gn 11,1-9).
- Vão se formando gradativamente. A fidelidade presente atrai a benção futura.
É importante entender a Renovação Carismática como uma graça e não como uma estrutura. Graça dada para a Igreja. Na definição de nossa comunidade perdemos pessoas que não se identificam com a proposta. Não tem como uma comunidade crescer em quantidade e qualidade sem vida de oração pessoal e comunitária. Comunidade sem oração não é comunidade, mas uma obra de serviço à Igreja. Essa oração, centrada em Cristo, acontece ao redor do carisma ou da oração normativa da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!