terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Projeto de Vida para o Ano Novo


Arquivo Pessoal
A psicóloga Denise Petresco dá dicas para rever seus conceitos e começar bem o novo ano
A chegada de um novo ano é uma inspiração a mais para rever nossos conceitos afim de sermos pessoas sempre melhores.  Mas como fazer essa análise de maneira madura e inteligente nos diversos aspectos da vida? 

Inspirada na biografia de Steve Jobs, fundador da empresa Apple, a psicóloga Denise Petresco dá algumas dicas:

1) Faça aquilo de que você gosta, mesmo que no começo pareça que não vai dar certo

Quantas vezes desistimos de uma ótima idéia, sem nem ao menos nos darmos uma chance de tentar, no primeiro obstáculo já sucumbimos. Falta perseverança, força de vontade, fé, autoestima e paciência, muita paciência. 

Sempre queremos tudo para ontem, nossa ansiedade num mundo capitalista e consumista faz com que não aceitemos esperar, estamos sempre com pressa, não queremos plantar para colher e não acreditamos que fazendo a nossa parte basta esperar que Deus fará a parte Dele e colheremos os frutos. 

2) Aprenda com os erros


Quantas vezes por orgulho, vaidade e até mesmo teimosia, não admitimos que erramos? Quantas vezes ficamos envergonhados ao invés de recuarmos? Por que não voltar atrás e ver o que erramos para aprender? 

Muitas vezes, preferimos dizer: "Eu não levo jeito para isso, é melhor desistir". É exatamente este momento que diferencia o vencedor do perdedor, porque o vencedor não desiste, considera um desafio perceber o que errou e segue em frente. Ele jamais desiste da batalha, sabe que é errando que se aprende.

Já o perdedor, achará uma boa desculpa e desistirá! Falta a humildade de aceitar que errou, falta humildade para ver que é normal errar para aprender e pedir que Deus o ilumine no caminho certo, com a esperança de que mais cedo ou mais tarde encontrará o caminho certo para si próprio. É só uma questão de tempo.

3) Trabalhe com equipes pequenas e confie nelas

Quando trabalhamos com poucas pessoas conhecidas e de confiança, nos sentimos mais seguros e confiantes. É fundamental saber delegar o trabalho, acreditar não só em si mesmo, mas também na capacidade dos outros e respeitar o espaço de cada um. Isso aumenta a chance de haver uma sinergia maior e, consequentemente, o trabalho flui mais fácil e rende mais, aumentando as chances de sucesso.

4) Faça as perguntas certas e pense diferente do que você pensa

Quantas vezes de fato, paramos para questionar e repensar o que estamos fazendo com nossas vidas e com a vida das outras pessoas? 

Num mundo capitalista e imediatista, é mais fácil comprar tudo pronto e não questionar, deixar a vida nos levar, ao invés de nós levarmos a vida. 

Como podemos mudar o mundo se nem ao menos temos coragem de mudar nossos pensamentos e comportamentos?

5) Crie uma cultura corporativa, mesmo na administração doméstica 

Para melhorar nossa qualidade de vida precisamos sempre saber o que queremos, ter planejamento, estabelecer metas, montar a equipe, saber de fato quem são nossos amigos e caminhar juntos para inovar, mudar e melhorar o nosso futuro, de nossos irmãos, e consequentemente do mundo.

6) Simplifique e diga não ao supérfluo

Na nossa vida temos o péssimo hábito de complicar ao invés de simplificar, achamos que não vivemos sem o supérfluo, que já faz parte de nossas vidas. Muitas vezes esquecemos que, quando viemos ao mundo, estávamos nus, sem nada, apenas corpo e alma. 

7) Guarde segredos e ajude as pessoas

Como é difícil para nós seres humanos, pobres mortais, saber guardar um segredo! Falamos o que devemos e o que não devemos, e com prazer fazemos isso. Basta um amigo dizer ‘é segredo’, e em poucos minutos o mundo todo já saberá do tal segredo. Com a chegada do Facebook e do Twiter, então, nem se fala! 

Saber guardar segredos é uma virtude. É importante escutar, jamais criticar, amar e não julgar. Procure ajudar as pessoas.

8) Ouça os outros, mas não tenha medo de tomar decisões sozinho

Na vida sempre temos que tomar decisões que muitas vezes não são fáceis, ficamos em dúvida sobre que caminho seguir, sentimos insegurança e medo de errar. 

Neste momento, nada melhor do que pedir conselhos, mas devemos pedir isso às pessoas certas, aquelas que podemos confiar e que vão nos encorajar e não criticar, para que tenhamos a força, a segurança e a auto-estima necessária. 

É importante entender que podemos tomar nossas decisões sem medo de errar, sabendo que é normal errar para aprender e que existe um Deus que nos protege. Muitas vezes, Ele nos leva por caminhos que não compreendemos, mas tudo isso serve para que possamos crescer como seres humanos.

9) É sempre melhor pegar um caminho alternativo do que correr onde todos já estão

A inovação pode trazer bons frutos para si e para os outros. Mas isso é bem diferente de arriscar, quando fazemos algo sem pensar, sem consciência de nossos atos. 

Inovar requer planejamento estratégico, estabelecimento de metas, flexibilidade, conscientização, questionamento e vontade de mudar.

10) Valorize-se 

Todos nós temos qualidades e defeitos, o problema é que esquecemos de nossas qualidades e só nos lembramos dos nossos defeitos. 

O ser humano tem uma tendência a ver tudo pelo ângulo negativo, a pensar negativo, Precisamos mudar nossa forma de pensar e pensar de forma mais positiva, ser nosso amigo e não inimigo. 

Pessoas que pensam positivamente tendem em acreditar mais em si mesma, ter mais autoconfiança, mais fé, segurança e autoestima para saber lidar com os problemas e transformá-los em soluções.

Essas são as idéias de Steve Jobs para ‘mudar o mundo’. Se conseguirmos, neste final de ano, pelo menos refletir sobre estas idéias, poderemos mudar nosso ‘mundo’ em 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!