sábado, 3 de dezembro de 2011

Você sabe o que é um Carisma de Fundação?

A palavra carisma significa graça (I Cor 12,4)
Um carisma é:
· Uma coisa nova para Igreja;
· Um dom de Deus, que traz em si, uma graça particular para quem vive e para quem recebe.
· Manifestação de Jesus Cristo de uma maneira específica na Igreja, em resposta aos desafios de hoje da Igreja e do mundo.
· Ele é transmissível a outros. Deus coloca em outros a identificação com aquele carisma.
· É uma graça de Deus maior do que o fundador. Uma novidade que ultrapassa sua humanidade, seu entendimento e sua capacidade humana.
· Uma nova forma de vida.
· Como um código genético, que não dá apenas a identidade a um instituto, mas a cada um de seus membros. É uma verdadeira identidade daquele que é chamado.
No percurso de toda a história, tem suscitado no interior da Igreja, da qual é a alma, uma infinidade de carismas, em resposta às urgências, necessidades e desafios da humanidade e as suas próprias, mantendo-a sempre jovem e atuante.
São Francisco de Assis recebeu um carisma original para servir à Igreja de seu tempo. Ele não era o melhor, o mais inteligente, o mais capaz, o mais santo!
- O franciscanismo não existia antes de Francisco. A pobreza sim, mas não a pobreza franciscana.
- A novidade do carisma está no "como".
O segredo não são os meios, nem os métodos, mas sim o próprio carisma que se expressa através dos meios e métodos. Ele vai além dos métodos e meios.
Reconhecemos um carisma quando há um conteúdo experimentado e confirmado por frutos vivenciais concretos. Sua finalidade não é a comunidade em si mesma, mas a Igreja, por isso, a delineação do carisma, contorno e matizes, de sua missão na Igreja, é resultado da escuta de Deus pela oração, estudo, experiências vividas e compartilhadas com a comunidade.
A delineação é obra do Espírito, e é confirmada, com o tempo, pela Igreja!
No início de uma comunidade não existe nada definido. Com o tempo e a resposta do fundador e de sua comunidade se vai descobrindo e conhecendo mais sobre o carisma e a estrutura que lhe deve dar suporte!

Fraternalmente,

José Eduardo Areas Caetano
Escola Comunitária

Comunidade Católica de Vida e Aliança Vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!