terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Setor Juventude tem sua 1° reunião - Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-Es

juventude

No último dia 17 de dezembro, sábado, aconteceu a primeira reunião do Setor Juventude da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no salão da Catedral de São Pedro, sob coordenação do Pe. Enildo Genésio de Souza.

Leia, a seguir, a carta do Pe. Enildo sobre a reunião de sábado e sobre o Setor Juventude, na íntegra.


Evangelização da Juventude

Uma das prioridades da Igreja hoje é a "Nova Evangelização", em que a juventude ocupa um lugar que merece atenção especial no contexto da globalização tecnológica que torna acessível a todos a informação e a cultura.

Em comunhão com a proposta de Evangelização da Juventude da CNBB com o Documento 85, o bispo diocesano D. Dario Campos encaminhou a reestruturação do Setor Juventude da diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES me indicando como padre responsável pelo Setor. O Setor Juventude, de acordo com o doc. 85 da CNBB, é uma instância pastoral ampla para unir e articular forças em um trabalho de conjunto com todos os movimentos, pastorais e grupos que desenvolvem experiências na evangelização da juventude.

No sábado, dia 17 de dezembro, aconteceu a primeira reunião do Setor Juventude nessa retomada dos trabalhos. Estiveram presentes representantes do Ministério Jovem, Cursilho Jovem, EAC, EJC, Catequese Crismal, Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Rural, Infância e Adolescência Missionária, Juventude Missionária, Comunidade Vida Nova, Comunidade Encontro. O objetivo do encontro foi tomar contato com os diversos carismas de trabalhos com a juventude, apresentar a proposta diocesana para o Setor e os encaminhamentos para o próximo ano.

As expectativas são efetivar o Setor promovendo a interação dos diversos carismas, estudo e aplicação do Doc. 85 e das Diretrizes da Ação Evangelizadora 2011-2015, visita aos regionais e desenvolver o projeto "Bote Fé" (visita do Ícone e da Cruz da Jornada Mundial da Juventude). Isso na tentativa de dar atenção à evangelização da juventude uma vez que, como disse o papa Bento XVI, a Igreja precisa dos jovens "para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem, a Igreja se apresentaria desfigurada".

Pe. Enildo Genésio de Souza é pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo de Pequiá e responsável pelo Setor Juventude da Diocese.

O email do Setor Juventude é setorjuventudedci@hotmail.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!