quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Santo Ambrosio

7 do dezembro

Santo Ambrosio cujo nome significa "Imortal" é um dos mais famosos doutores que a Igreja do ocidente teve na antigüidade junto com Santo Agostinho, São Jerônimo e São Leão.
Quando logo que tinha 30 anos foi renomado governador de todo o norte da Itália, com residência em Milão, e posteriormente, foi eleito Bispo desta cidade por clamor popular. Santo Ambrosio se negou a aceitar o cargo, pois não era sacerdote, mas se fizeram memoriais e o Imperador mandou um decreto assinalando que o santo devia aceitar esse cargo. Após se dedicou por horas e dias a estudar as Sagradas Escrituras até chegar a compreendê-la maravilhosamente.
Santo Ambrosio compunha formosos cantos e os ensinava ao povo; além disso, escreveu muito belos livros explicando a Bíblia, e aconselhando métodos práticos para progredir na santidade. Especialmente famoso se fez um tratado que compôs a respeito da virgindade e da pureza. Além de sua sabedoria para escrever, tinha o dom da diplomacia sendo chamado muitas vezes pelo alto governo como embaixador do país para obter tratados de paz quando se suscitava algum conflito.
Santo Ambrosio faleceu na sexta-feira santa do ano 397, à idade de 57 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!