sábado, 10 de dezembro de 2011

Data da JMJ Rio2013 poderá ser confirmada na próxima semana




RIO DE JANEIRO, 09 Dez. 11 

Uma comissão do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, estará em Roma entre os dias 12 e 13 de dezembro para uma reunião com o Pontifício Conselho para os Leigos. Desse encontro deverá sair a confirmação da data da Jornada, prevista para acontecer na segunda quinzena de julho de 2013.

Do Rio serão seis pessoas: o presidente da comissão, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, os dois bispos auxiliares que acompanham mais diretamente a Jornada, Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa, monsenhor Joel Portella Amado, da coordenação geral, e os padres Márcio Queiroz, responsável pela Comunicação e Renato Martins, responsável pelos Atos Centrais.

Monsenhor Joel explicou como se dá o processo de organização: “a Jornada é organizada por dois grandes comitês, o comitê central, que é o Pontifício Conselho para os Leigos e o Comitê Organizador Local, que somos nós, Arquidiocese do Rio de Janeiro. E o processo de construção da Jornada prevê algumas reuniões. Em determinadas reuniões o Rio vai a Roma, outras Roma vem ao Rio. Essa é a primeira reunião em que a equipe mais diretamente central, tanto do Pontifício Conselho, quanto da Arquidiocese do Rio irão se encontrar”.

A pauta da reunião é estabelecida pelo Pontifício Conselho, mas monsenhor Joel ressalta que na verdade há uma única pergunta: como está andando a organização da Jornada.

“Estamos levando para apresentar tudo o que foi feito até agora, todo o planejamento, o que nós pensamos fazer, onde e como nós pensamos fazer, e ouvir do pontifício conselho as orientações tipo‘isso e viável’, ou ‘mudem de rumo aqui’. É um processo bastante partilhado”, afirmou.

A data da Jornada poderá ser confirmada nessa reunião. Entre as questões que serão tratadas estará também a escolha da logomarca da JMJ Rio2013, que já passou por uma análise ainda não conclusiva do Pontifício Conselho.

De acordo com monsenhor Joel, depois do encontro em Roma, o próximo passo será a reunião de todo o grupo do Rio, para conhecer aquilo que foi ratificado e o que foi retificado dentro daquilo que é o documento de trabalho do COL, com os projetos de cada setor.

Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!