quarta-feira, 17 de abril de 2013

Eleição de Francisco: um desafio para o episcopado da América Latina


 








O Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), Card. Marc Ouellet, enviou uma mensagem a todo o episcopado latino-americano por ocasião do primeiro mês de pontificado do Papa Francisco.

“Compartilhamos a alegria perante o fato inédito na história da Igreja do primeiro Pontífice oriundo da América Latina. As comunidades cristãs e os povos latino-americanos hão de sentir-se especialmente muito próximos a este seu filho e pastor que Deus chamou para ser o Sucessor de Pedro”, escreve o cardeal canadense.

Em relação ao reiterado pedido do Papa de rezar por ele, o Presidente da CAL não tem dúvidas de que se realizará em todo “o continente da esperança” uma campanha de orações para que a graça de Jesus Cristo o ampare e o ilumine no ministério que lhe foi confiado.

A providência de Deus, segundo o Cardeal, colocou a Igreja na América Latina numa situação muito singular, que aumenta suas responsabilidades.

Por outro lado, não pode deixar de ser questionar: Que significa para a “missão continental” a eleição de Francisco? Que significa para o bem dos povos e nações? “São perguntas imprescindíveis que merecem suscitar uma reflexão muito séria em cada Igreja particular, no Episcopado e até mesmo no CELAM”, escreve o Card. Marc Ouellet, que conclui:

“O Papa Francisco espera especialmente que se manifestem renovados ímpetos de santidade e de verdade, de comunhão e de evangelização, de caridade e de solidariedade, como um salto de qualidade cristã em todos as comunidades católicas latino-americanas. Isso será a expressão mais significativa desta comunhão afetiva e efetiva com o novo Pontífice.”

Fonte: News.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!