quinta-feira, 18 de abril de 2013

Na Audiência Geral, Papa ensina: "Ascensão não indica a ausência de Jesus"




papa_francisco.jpg

Antes da Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco percorreu um trecho da Praça de São Pedro no Papamóvel sendo saudado com entusiasmo por cerca de 80 mil peregrinos ali reunidos para ouvir e rezar com o Pontífice.

Os comentários do Papa na catequese deram prosseguimento à temática dedicada ao Credo. Ele discorreu sobre a frase: "Jesus subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai".

A Ascensão é termo da vida terrena de Nosso Senhor Jesus Cristo, explicou o Papa. Entrando Jesus na Glória de Deus, depois de passar por sua Paixão e morte de Cruz, ele deixa um ensinamento para nossa vida de Cristãos: a vida cristã exige uma fidelidade constante à vontade de Deus que, muitas vezes exige sacrifícios e renuncias.

Por isso o Santo Padre aconselhou: "Não tenhamos medo de nos dirigir ao Senhor e pedir perdão, bênçãos e misericórdia. Ele nos perdoa sempre. Deus é o nosso advogado. Ele nos defende sempre! Não se esqueçam disso."

Quando São lucas narra o grande acontecimento da Ascensão, nossa atenção é dirigida para dois fatos. Primeiro, enquanto subia aos Céus, Jesus abençoava os discípulos; segundo, estavam cheios de alegria quando voltavam para Jerusalém, logo após terem acontecido estes fatos descritos pelo evangelista.

O Pontífice explicou que o gesto de abençoar quer dizer que Jesus é o único e eterno Sacerdote. Enquanto, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, conduz a humanidade redimida para junto de Deus, para a Glória do Pai.

A alegria dos discípulos, explica o Papa, vem do fato de que eles sabiam pela Fé que o Senhor permanece sempre com os seus discípulos, não os abandona e da glória do Pai os sustenta, guia e intercede por eles. Mesmo que tudo leve a aparentar que tenha havido uma separação.

Isto é um motivo, afirmou o Santo Padre, para que, ao professarmos que Jesus "subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai", manifestemos com estas palavras que Jesus continua no nosso meio de um modo novo e diferente: Cristo, junto do Pai, transcende o espaço e o tempo, estando também junto de cada um de nós.

O Papa Francisco encerrou sua catequese ensinando que nunca estamos sozinhos, Deus não nos abandona, nunca está ausente: "Queridos irmãos e irmãs, a Ascensão não indica a ausência de Jesus. Na nossa vida, jamais estamos sozinhos: o Senhor crucificado e ressuscitado nos guia; conosco, há tantos irmãos e irmãs que, no silêncio e na intimidade, em sua vida familiar e profissional, em seus problemas e dificuldades, em suas alegrias e esperanças, vivem cotidianamente a fé e levam ao mundo a primazia do amor de Deus".

Fonte: Gaudim Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!