quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

“A voz de Deus não se reconhece no barulho e na agitação”, afirma Bento XVI

Na tarde da Solenidade da Imaculada Conceição, o Santo Padre Bento XVI presidiu um ato de veneração à Imaculada Virgem Maria, na Praça de Espanha, em Roma.
 
Reunir-se com os romanos, peregrinos e visitantes aos pés da imagem da Virgem, causou grande alegria ao Papa, pois Nossa Senhora "nos une na fé, neste Ano da Fé vivido por toda a Igreja", afirmou o pontífice.

praca_espanha_2012.jpg

Tratando sobre o Evangelho da Anunciação, Bento XVI ressaltou que "o encontro entre o mensageiro divino e a Virgem Imaculada passa completamente desperzcebido: ninguém sabe, ninguém fala sobre isso.

É um evento que, se acontecesse em nossa época, não deixaria traços nos jornais e revistas, é um mistério que se realiza em silêncio. O que é realmente grande passa muitas vezes despercebido e o silêncio se revela mais fecundo que a frenética agitação de nossas cidades, mas que - com as devidas proporções - se vivia também nas cidades importantes como a Jerusalém daquela época".

Nesse sentido o pontífice frisou que muitas vezes "a vida frenética torna-nos incapazes de parar e ouvir o silêncio em que o Senhor faz ouvir sua voz discreta. Maria, no dia em que recebeu o anúncio do Anjo, estava aberta para a escuta de Deus. Nela não há obstáculo, não existe nada que a separe de Deus. Este é o significado do seu ser sem pecado original: seu relacionamento com Deus é livre de falha, não há separação, não há sombra de egoísmo, mas uma perfeita harmonia: o seu pequeno coração humano está perfeitamente centralizado no coração de Deus".

O pontífice aproveitou a ocasião para sublinhar que "a voz de Deus não se reconhece no barulho e na agitação", e que "a salvação do mundo não é obra do ser humano, da ciência, da técnica, da ideologia, mas vem da Graça, que significa Amor em sua pureza e beleza, é Deus como é revelado na história da salvação narrada na Bíblia e realizada em Jesus Cristo".

Maria Imaculada nos fala da verdadeira alegria que se difunde no coração liberto do pecado. "O pecado traz consigo uma tristeza negativa, que induz a se fechar em si mesmo. A Graça traz a verdadeira alegria que não depende da posse de coisas, mas está enraizada no íntimo da pessoa", disse ainda o Santo Padre.

"Neste tempo de Advento, Maria Imaculada nos ensina a ouvir a voz de Deus que fala no silêncio, a acolher a sua Graça que nos liberta do pecado e do egoísmo, para saborear a verdadeira alegria", concluiu Bento XVI.(EPC)

Com informações da Rádio Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!