terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cardeal Rylko preside missa de Encontro Nacional de Assessores da Pastoral Juvenil

Na manhã do último sábado, 1º de dezembro, o Cardeal Stanislaw Rylko presidiu uma Santa Missa durante o Encontro Nacional de Assessores da Pastoral Juvenil, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB em Brasília.
cardeal_rylko_jmj.jpg
Durante a celebração, o purpurado destacou que "a JMJ marca um novo modo de viver e ser cristão" e que cada edição da JMJ contribui para a formação de jovens discípulos missionários e evangelizadores de outros jovens.

Em seguida, o Cardeal conferiu a primeira palestra do dia, na qual afirmou que todo empenho para a organização da próxima JMJ tem sido um grande investimento para o presente e futuro do Brasil e da América Latina. "As Jornadas tem se tornado uma força propulsora para a solicitude pastoral da Igreja em favor dos jovens. Vamos formar uma geração de operadores de pastoral que estão sabendo extrair boas inspirações para os jovens", declarou.

O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos comentou que a preparação feita por jovens de diversos continentes caracteriza-se como um verdadeiro movimento de gratidão da juventude ao amor de Cristo que, primeiramente, vem ao encontro dela e, assim, continua por meio de sinais concretos, como os símbolos da Jornada Mundial.

Ao destacar a inspiração do beato João Paulo II em colocar a cruz como centro da JMJ, o Cardeal Rylko ressaltou que "A cruz é o sinal de todo cristão" e que ela está presente na história do Brasil, tanto em 1500, quando foi celebrada a primeira Missa, como em 1957, quando teve início a construção de Brasília, capital federal e sede deste Encontro de Assessores. "A cruz de Porto Seguro até a de Brasília significa que ela foi fincada na vida dos habitantes do Brasil. Tanto no passado, presente, como no futuro, a cruz marca este país", sublinhou.

Ao final o Cardeal recordou as palavras do Santo Padre Bento XVI que define a JMJ como uma "nova evangelização ao vivo". "Por ocasião das Jornadas, toda a Igreja se descobre jovem. Redescobre a alegria da fé", concluiu o purpurado lembrando que depois de 25 anos a JMJ volta ao continente americano. (EPC)

Com informações do Setor da Juventude da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!