segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Congresso dissidente no Brasil equipara o Concílio Vaticano II com a teologia marxista da libertação



A partir deste domingo 7 até a quinta-feira 11 de outubro realiza-se na universidade jesuíta Unisinos, em São Leopoldo (RS) o Congresso Continental de Teologia que tenta estabelecer uma equivalavência entre o Concílio Vaticano II e a teologia marxista da libertação (TML), já condenada pela Igreja em distintas ocasiões durante o Pontificado de João Paulo II. No evento participarão teólogos e pensadores sancionados pela Igreja por difundir idéias contrárias à doutrina católica.

A página oficial do evento (http://www.unisinos.br/eventos/congresso-de-teologia/pt/o-congresso/apresentacao) assinala que " o ano 2012 será um ano muito significativo para a Igreja na América Latina e Caribe: são os 50 anos da inauguração do Concílio Vaticano II, celebrada pelo papa João XXIII, e os 40 anos da publicação do livro Teologia da Libertação. Perspectivas, de Gustavo Gutiérrez, que inaugura a rica trajetória da teologia em nosso continente". 

Os organizadores colocam o livro de Gutiérrez no mesmo nível que o Concílio Vaticano II –o evento eclesial mais importante do século XX– ao assinalar que "no marco destes dois acontecimentos que marcaram a Igreja em geral, particularmente na América Latina, está a proposta de um Congresso Continental de Teologia".

" A finalidade do Congresso Continental é, sobretudo, olhar para o futuro, um congresso prospectivo, que se pergunte sobre os desafios e tarefas futuras da teologia na América Latina, a partir do nosso novo contexto cultural, social, político, econômico, ecológico, religioso e eclesial, globalizado e excludente", indicam os organizadores.

Entre as instituições participantes estão conhecidas entidades eclesiásticas partidárias da TML como a agência Adital, a Associação de Teólogos do México, a Confederação Latino-americana de Religiosos (CLAR), a Pontifícia Universidade Javeriana da Colômbia (dirigida por jesuítas entre os quais está o Padre Carlos Novoa que apóia publicamente a despenalização do aborto frente ao silêncio de seus superiores), a Rede Teológico-Pastoral da Guatemala e a Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter) do Brasil.

O Congresso contará com a presença do teólogo espanhol Andrés Torre Queiruga, cujas obras foram recentemente consideradas pela Conferência Episcopal Espanhola incompatíveis com a doutrina da Igreja.

Outro dos participantes no evento é Leonardo Boff, considerado um dos principais propulsores da TML, que abandonou o sacerdócio na década de 90, casou-se, e se afastou da Igreja Católica para converter-se no que ele chama de um "ecoteólogo de matriz católica" dedicado a escrever livros de ecologia e outras matérias alheias ou contrárias à fé católica.

Por outro lado, Jon Sobrino, sacerdote jesuíta e líder entre os teólogos marxistas, também fará parte do evento apesar deque suas idéias "não estejam conformes com a doutrina da Igreja", como opinou a Congregação para a Doutrina da Fé em 2007 através de uma notificação oficial.

O Bispo de Jales (Brasil) e conhecido propulsor da teologia da libertação de cunho esquerdista e marxista, Dom Demétrio Valentini, quem ademais apoiou abertamente a candidatura de Dilma Rouseff apesar de suas posições favoráveis ao aborto durante sua campanha pela presidência do Brasil e que criticou o falecido bispo emérito de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini por defender o direito à vida durante toda a campanha de 2010, também estará presente. Recentemente o bispo foi criticado por escandalizar os fiéis ao comparecer a um evento em uma loja maçônica, algo que está proibido pela Igreja há muitas décadas para todo católico seja membro da hierarquia da Igreja ou do laicado.

A teóloga Maria Del Pilar Aquino, que qualificou o pontificado do hoje BeatoPapa João Paulo II como autoritário, centralista, conservador e imperialista, oferecerá uma palestra sobre "Teologia e Espiritualidade libertadora".

O jesuíta espanhol radicado na Bolívia, Víctor Codina, que em um escrito considerou a Igreja Católica como uma anciã, míope, surda e com Alzheimer, dará a conferência "As Igrejas no Continente 50 anos depois do Vaticano II: questões pendentes".

Raúl Fornet Betancourt, filósofo que sustenta que para a realização da "opção pelos pobres" difundida pelos teólogos marxistas da liberação é necessária uma opção "por outro mundo, e por outra Igreja e por outro cristianismo", participará com a exposição "Novos sujeitos e interculturalidade".

O sacerdote dominicano Gustavo Gutiérrez, considerado o “pai” da teologia marxista da liberação, oferecerá uma conferência aberta sobre o tema “A Teologia Latino-Americana: Trajetória e Perspectivas”, no dia 9 de outubro.

A realização do evento recebeu a desaprovação pública e explícita da Diocese de Ciudad del Este (no Paraguai) liderada por Dom Rogelio Livieres. Em um texto publicado na sexta-feira 5 de outubro afirmam que esta diocese "une-se à preocupação da Santa Sé diante do Congresso Continental de Teologia que se realizar entre os 7 e 11 de outubro no Brasil". Vale recordar que o congresso se desenvolve em datas que coincidem com a realização do Sínodo dos bispos para tratar sobre o tema da Nova Evangelização em Roma.

O texto da diocese paraguaia assinala logo que "a Teologia da Liberação, embora suas teses e sloganstenha evoluído, escondem os mesmos objetivos de sempre: demolir o ‘pensamento único romano’ e propor ‘outra igreja possível’".

Por este motivo, conclui a mensagem, "a Igreja Católica presente nesta Diocese se une ao Santo Padre Bento XVI e desaprova firmemente este Congresso que, embora seus organizadores sustentem o contrário, será apenas uma ocasião para afinar a agenda do ‘progresismo católico’".

Veja o que Dom Muller fala sobre o assunto: 


Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!