terça-feira, 30 de outubro de 2012

O homem de hoje, sem a fé, tornou-se mendigo - Papa Bento XVI


"Mendigos do sentido da existência", Bento XVI definiu nessa maneira surpreendente comparando ao cego do evangelho, o mendigo Bartimeu, os homens de hoje, que "perderam uma grande riqueza" da fé e que "«decaíram» de uma outra dignidade - não aquela econômica ou de poder terreno, mas aquela cristã", afirmou o Papa na homilia de conclusão do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização.

encerramento_do_sinodo.jpg
O Santo Padre em sua conclusão afirmou as três linhas pastorais necessárias como pontos de partida na nova evangelização: os sacramentos da iniciação cristã; a missão ad gentes e o acompanhamento das pessoas batizadas que "não vivem as exigências do Batismo".

Para explicar a situação das pessoas de hoje o Papa usou a imagem do cego mendigo do Evangelho de hoje. "Representa o homem que tem necessidade da luz de Deus - a luz da fé - para conhecer verdadeiramente a realidade e caminhar pela estrada da vida. Condição essencial é reconhecer-se cego, necessitado desta luz; caso contrário, permanece-se cego para sempre (cf. Jo 9, 39-41)".

"No encontro com Cristo, - continuou o Santo Padre - vivido com fé, Bartimeu readquire a luz que havia perdido e, com ela, a plenitude da sua própria dignidade: põe-se de pé e retoma o caminho, que desde então tem um guia, Jesus, e uma estrada, a mesma que Jesus percorre. O evangelista não nos diz mais nada de Bartimeu, mas nele mostra-nos quem é o discípulo: aquele que, com a luz da fé, segue Jesus «pelo caminho» (v. 52)".

Sua condição foi descrita por Santo Agostinho como alguém que decaiu de uma condição de "grande prosperidade". Sobre esta breve observação o Papa comentou que a figura de Bartimeu "nos convida a refletir sobre o fato de que há riquezas preciosas na nossa vida que podemos perder e que não são materiais".

Depois de três semanas de trabalhos chegou ao fim a XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Os 262 Padres sinodais, representando a Igreja do mundo todo discutiu a situação da fé de hoje e como responder aos novos desafios. A Missa de conclusão foi concelebrada por todos os Padres sinodais na Basílica vaticana.

Fonte: www.gaudiumpress.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!