segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dom Beni comenta frutos deixados pelo Sínodo




'Eu creio que agora nós vamos ter uma Igreja mais discípula de Jesus, uma Igreja mais missionária', declarou Dom Beni
O Sínodo dos Bispos terminou neste domingo, 28, em Roma, mas as discussões feitas ao longo de quase um mês de reunião continuam. Isso porque o Sínodo, que trouxe como tema central a nova evangelização para a transmissão da fé cristã, deixou frutos valiosos para toda a Igreja.

Em entrevista à TV Canção Nova, o bispo de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos, que foi um dos padres sinodais, comentou que o legado deixado pelo Sínodo é grande, mas ele destacou três aspectos em especial.

“Em primeiro lugar, este Sínodo fez com que todos compreendêssemos o sentido da nova evangelização: a transmissão da fé.  Reavivar a fé em toda a Igreja, principalmente naqueles lugares onde o povo está envolvido pela mentalidade da secularização, está-se esquecendo de Deus, de Cristo, da fé”.

Dom Beni citou como outro fruto do Sínodo a comunhão eclesial. Ele disse que todos os bispos, representando os seus países, puderam perceber a situação da Igreja em todo o mundo e os desafios que ela enfrenta.

“Nós enfrentamos o desafio da secularização, mas em outros lugares a Igreja enfrenta o desafio da falta de liberdade religiosa da perseguição religiosa. Então isso faz com que muitos católicos, cristãos deixem seus países para irem para outros países e assim a Igreja vai diminuindo e diminuindo também a presença da Igreja em um determinado povo, em uma determinada sociedade”.

E ainda nesse sentido de comunhão eclesial, o bispo de Lorena destacou a união entre os bispos, que são os sucessores dos apóstolos, com o Papa, que é o sucessor de Pedro. Segundo Dom Beni, esta é uma união marcada pela fraternidade, amizade e amor. “Foi uma demonstração muito bonita de colegialidade de todos os bispos com o Papa”, disse.

Dom Beni finalizou dizendo que ele acredita que, com este Sínodo, a Igreja em todo o mundo coloca-se em pé para anunciar Cristo e seu Evangelho. “Sem Cristo, como afirmou o Papa em sua homilia, a pessoa é semelhante ao cego, de Bartimeu, não vê. É Cristo que dá a fé e a fé ilumina toda a nossa vida, ilumina, inclusive, o sofrimento, a morte. (...) Eu creio que agora nós vamos ter uma Igreja mais discípula de Jesus, uma Igreja mais missionária”. 

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Deus abençoe!